Sem Medo de Harmonizar

Não vá deixar de tomar vinho porque você não sabe harmonizar. Ou melhor, por que você acha que não sabe harmonizar.

Harmonização é coisa pessoal. Eu amo macarrão com feijão; algumas pessoas acham que isso é um crime. Outras adoram milk-shake com batata frita e eu não entendo porque alguém tomaria milk-shake.

Não tenha medo de harmonizar. A minha dica é: antes de comer, toma uma taça do vinho que você escolheu para acompanhar a refeição. Quando digo tomar o vinho, digo mesmo para tomar um bom gole e encher a boca. Deixa que se apresente para você. Muito ácido? Muito tânico? Depois, prova ele com a comida. E aí? Ele está atrapalhando no sabor? Equilibrou a acidez? Ou tudo agora tem um sabor melhor porque harmonizaram? Se harmonizou, ótimo!

Sou do time harmonização intuitiva. Estudo as regras? Sim, conhecimento é poder. Mas não deixo que elas me impeçam de arriscar. Muitas vezes provamos a comida e o vinho juntos, aí tudo fica com um sabor estranho e pá. Decretamos que o vinho não presta. Não é bem assim. Errar na harmonização faz parte e aquele vinho pode muito bem dar certo com outro prato.

As regras de harmonização estão aí para te oferecer um caminho e não para ditar os seus passos. Elas vão te ajudar a escolher por onde ir porque as suas opções de escolha podem ser inúmeras e você corre o risco de se perder. Pode ler mil blogs e livros sobre as mais diferentes técnicas de harmonização (e eu super apoio essa iniciativa), mas no final das contas, harmonização é sim pessoal. A não ser quando o assunto é harmonizar crustáceos e vinho tinto. Vamos todos combinar que não dá certo não, tá? Haha.

No fim de semana quando você quiser impressionar o crush com um jantar regado a uma (ou mais) garrafas de vinho, não vai surtar na hora de escolher o vinho que combina com a comida. Vamos de vez acabar com o surto pré-harmonização, okay?

E vamos também dar uma segunda chance ao coitado que você provou direto com a comida e não gostou. O vinho. Não o crush.

E vai a dica: Espumante com pipoca e Netflix é um trio que só causa alegria. Pode confiar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s